Você sabe qual a importância de aquecer a voz?

Você já percebeu que, antes de realizar algum exercício físico precisamos fazer um “aquecimento” para que nossos músculos estejam preparados para as atividades? No canto, por incrível que pareça, não é diferente! Nossas pregas vocais precisam passar por um “aquecimento vocal” antes de começarmos a usá-las. Isso porque, diferente de um instrumento mecânico, como um piano ou violão, nossa voz depende de um sistema complexo que envolve músculos e uma série de fatores fisiológicos que precisam ser estimulados e estar funcionando em sintonia!

O aquecimento vocal tem como objetivos aumentar o fluxo sanguíneo e, consequentemente, a oxigenação local, assim como proporcionar às pregas vocais maior flexibilidade para a vibração, melhorando a articulação dos sons emitidos e desta forma, facilitar o ato de cantar.

É por esse motivo que os exercícios de aquecimento vocal devem ser realizados antes de começarmos a cantar. Esses exercícios duram em média de 15 a 30 minutos.

Não pense que realizar o aquecimento vocal antes de cantar é perda de tempo! A suscetibilidade da laringe a lesões, quando utilizada de forma inadequada ou sem o devido preparo, principalmente à medida que o tempo passa, pode ocasionar alguns danos, até mesmo irreversíveis e as abordagens de aquecimento e também de desaquecimento atuam como medidas preventivas para melhorar o desempenho e prevenir o aparecimento dessas temidas lesões.

Portanto, o aquecimento vocal é um dos vários cuidados que devemos ter para manter nossas pregas vocais saudáveis!

Dica: Esses exercícios não devem ser feitos apenas antes de apresentações, mas devem ser parte da sua rotina antes dos ensaios também!

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.