Reconheça os problemas vocais

Os erros durante o ato de cantar podem se desenvolver secundariamente como resultado dos esforços aplicados nesse momento.

Cantar não deve machucar a região faringolaríngea (garganta).

Ao final de uma aula de canto, você pode estar fisicamente cansado e até mesmo com algumas dores na porção inferior das costas ou no abdômen, o que geralmente não é um problema e tem correlação com mudanças na postura que podem ser necessárias para o ajuste da técnica. No entanto, se ocorrer dor no pescoço, faringe ou laringe, este pode constituir um sinal de aviso.

Na maioria das vezes, essa dor cervical é causada por tensão excessiva na região e mesmo especificamente na língua, o que de forma geral, não é necessária para um bom canto e pode não ser saudável para a voz, levando até a lesões físicas como nódulos ou outras patologia das cordas vocais. No início do treinamento, um certo grau de desconforto na região cervical não é incomum, já que a técnica vocal adequada está sendo aplicada, muitas vezes corrigindo antigos vícios. Mas este leve desconforto, deve tornar-se progressivamente melhor e desaparecer durante o treinamento.

A rouquidão após as aulas de canto também é outro sinal de aviso importante. A disfonia ou rouquidão geralmente é causada por danos nas bordas delicadas das pregas vocais. Ela ocorre normalmente quando o canto não é adequado, utilizando técnicas inapropriadas, entre outras causas. Caso essa disfonia esteja ocorrendo de forma consistente após as aulas de canto ou mesmo ensaios, temos um aviso importante.

Por que consultar um médico especialista da voz?

Assim como cuidamos da nossa saúde geral, realizando exames preventivos, devemos também cuidar da nossa voz, principalmente ao se tratar de um cantor ou profissional específico da área.

Alguns estudos demonstram que o tempo médio que cantores aguardam para agendar uma avaliação otorrinolaringológica após o início de sintomas vocais chegam a chocantes 33 meses.  Professores e cantores, muitas vezes, tendem a atribuir os problemas vocais a técnica vocal inadequada, dificuldades atuais e momentâneas, estresse,  cansaço, questões alérgicas, entre outros, mas poucos aventam a possibiliade que essas questões vocais podem ter uma causa física.

Quanto maior o tempo de espera antes de consultar um otorrinolaringologista, mais complexa pode se tornar a sua condição.

Além disso, quanto maior o tempo entre a avaliação do especialista e um compromisso de trabalho adiante, como um novo repertório ou uma apresentação importante, melhores as chances de atendimento médico eficaz com orientações para um canto seguro e saudável a longo prazo.

Cuidados preventivos, além do auto conhecimento, se mantendo sempre alerta e atento ao seu desempenho vocal economizam um grande desgaste na sua voz.

Invista em você!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *