QUAIS AS PRINCIPAIS DOENÇAS QUE ATINGEM A VOZ?

QUAIS AS PRINCIPAIS DOENÇAS QUE ATINGEM A VOZ?

 

O termo ROUQUIDÃO é utilizado para sinalizar qualquer alteração vocal, podendo ser caracterizada pela presença de diversas irregularidades, entre elas, rugosidade, aspereza, soprosidade, cansaço, tensão, instabilidade, entre outros. Além disso podem se associar as sensações de falta de ar ao falar e dor cervical. Pode ser causada por várias condições clínicas, além de hábitos inadequados como abuso vocal, canto sem preparo adequado, consumo excessivo de álcool e tabagismo.

O termo DISFONIA corresponde a expressão médica sinônimo de rouquidão e mais uma vez, significa toda e qualquer dificuldade na emissão vocal que impeça a produção natural e harmoniosa da voz.

Entre as diversas condições clínicas responsáveis, podemos incluir doenças respiratórias (rinites, resfriados, gripes), laringites inflamatórias,  infecciosas, lesões das cordas vocais (nódulos, pólipos, cistos), paralisia de cordas vocais, refluxo gastroesofágico, câncer laríngeo, uso abusivo da voz, doenças tireoidianas, hábitos como ingestão alcoólica e tabagismo, entre outras.

Vamos detalhar abaixo alguma dessas condições.

  • Laringite

Inflamação da laringe e das cordas vocais,  mais habitualmente ligada a doenças respiratórias, pode ter origem inflamatória ou infecciosa associada principalmente a vírus ou bactérias.

  •  Nódulos vocais (“Calos”) e Pólipos

São lesões diferentes causadas pelo uso vocal inadequado (abusos). A depender do tipo de lesão e seu tamanho, definimos a melhor conduta terapêutica, entre fonoterapia ou cirurgia. As medidas de higiene vocal devem ser sempre aplicadas e períodos de repouso vocal podem ser raramente necessários.

  • Refluxo

O refluxo gastroesofágico envolve o retorno de ácido do estômago para o esôfago, mas este pode subir até a faringe e laringe. Esta ocorrência pode levar a inflamações nessas estruturas  gerando sintomas como, rouquidão, dor local, pigarro, sensação de bola presa na garganta, tosse, entre outros.

  •  Câncer Laríngeo

É uma doença grave que atinge as cordas vocais ou qualquer outra estrutura da laringe. Como consequência, um dos sintomas mais presentes é a rouquidão. O diagnóstico em um estágio precoce aumenta muito as chances de sucesso do tratamento, podendo chegar a mais de 95% de cura. O tratamento pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou a combinação desses.