O que é laringite?
A Laringite é uma inflamação da laringe, que pode ser causada por diversos estímulos, incluindo uso excessivo da voz, irritação de diversas causas ou infecção. Sua principal manifestação clínica inclui rouquidão e perda da voz.
A infecção viral é a sua causa mais comum e o comprometimento das cordas vocais gera as alterações sonoras que caracterizam a doença.
Seu curso clínico pode variar entre um curto período (aguda), ou ser contínua (crônica). Em geral, a laringite não é considerada uma doença grave e pode ser tratada em poucas semanas. Porém, os casos de rouquidão persistente (crônica) podem significar problemas mais sérios de saúde e na maioria das vezes envolve algum problema subjacente, como mal-uso da voz, refluxo gastroesofágico, alergia, sinusite ou tabagismo.
Geralmente os sintomas da laringite duram menos de uma semana. Além da rouquidão, o paciente pode apresentar:
- Tosse seca ou com secreção;
- Irritação e dor de garganta;
- Garganta seca;
- Dificuldade para engolir;
- Febre;
- Glândulas no pescoço;
- Obstrução das vias respiratórias e dificuldade de respirar, em casos mais graves.
Laringite Aguda
As inflamações agudas são as mais comuns e possuem uma curta duração, geralmente se resolvem em menos de uma semana.
Causas da laringite aguda
Frequentemente provocadas por infecções respiratórias virais, provenientes de vírus como o influenza. Existe ainda a possibilidade de ser causada pelo uso excessivo da voz ou, em casos mais raros, por infecções bacterianas e alergias, entre outras.
Tratamento da laringite aguda
Nos casos leves da doença a principal recomendação é descansar a voz, realizando repouso vocal incluindo evitar sussurrar. Com o repouso adequado, você voltará a falar normalmente em pouco tempo. É importante também evitar substâncias agressivas como o cigarro e o álcool. E em casos de não melhora buscar auxílio médico.
Laringite Crônica
Diferentemente da laringite aguda, esse quadro se estende por semanas e necessita de um maior cuidado, já que pode estar associado a lesões mais sérias e até mesmo tumores.
Causas da laringite crônica
A laringite crônica é aquela que persiste por semanas e geralmente tem como causa fatores contínuos de irritação. Algumas das possíveis causas são:
- Uso excessivo de álcool;
- Tabagismo;
- Refluxo gastroesofágico;
- Reações alérgicas (laringite alérgica);
- Sinusite crônica;
- Uso excessivo e constante da voz;
- Doenças autoimunes (como a artrite reumatoide);
- Infecções bacterianas ou fúngicas;
- Infecções por parasitas;
- Tumores das cordas vocais.
Mais uma vez é importante destacar que um quadro crônico de disfonia ou rouquidão, pode ser um sintoma associado ao câncer laríngeo.
Tratamento da laringite crônica
Se os sintomas persistirem por mais tempo, podemos considerar a laringite como crônica. Nesse caso, o tratamento deverá ser definido pelo médico de acordo com a causa da doença, que como vimos acima, são diversas.
Como regra geral, rouquidão que persiste por mais de 15 dias necessita de avaliação médica com realização de endoscopia das vias respiratórias superiores (nasofibrolaringoscopia ou videolaringoestroboscopia) para investigação adequada.
Laringite por refluxo
A doença do refluxo gastroesofágico, é uma patologia cada vez mais frequente em nossa população e pode ser causa da laringite. A lesão laríngea está associada à subida constante de conteúdo gástrico até a laringe, deixando-a irritada.
Pessoas que sofrem com a doença do refluxo gastroesofágico podem facilmente desenvolver laringite. Os fatores mais comuns que levam à doença incluem hábitos alimentares inadequados, como ingerir líquidos durante as refeições ou deitar-se logo após se alimentar e escolhas alimentares equivocadas como cafeína em excesso, frituras, alimentos condimentados, entre outros.
Quando devo procurar um médico?
Na vigência de qualquer doença é sempre recomendado consultar um médico para ter certeza do diagnóstico e do tratamento correto.
Nos casos de laringite viral, os sintomas mais comuns não costumam ser muito severos nem preocupantes. Por esse motivo, apenas o repouso e alguns cuidados em casa podem ser suficientes para uma recuperação adequada. Entretanto, você deve procurar um médico caso os sintomas da laringite sejam acentuados, durem mais de duas semanas ou sempre que apresentar:
- Disfonia importante ou persistente;
- Dificuldade para respirar;
- Tossir sangue;
- Febre constante;
- Dor crescente;
- Dificuldade para engolir.
Em quadros de laringite infantil, busque imediatamente ajuda médica quando a criança apresentar:
- Barulho ao respirar (estridor laríngeo);
- Febre acima de 39 graus;
- Dificuldade para engolir;
- Sialorréia (salivação);
- Dificuldade para respirar;
- História prévia de obstrução respiratória.
Fique atento aos sintomas e ao tempo de evolução para um cuidado adequado. E em caso de dúvidas, sempre procure o médico, independentemente da severidade dos sintomas.