Realiza a documentação das funções faringolaríngeas durante a fala, o canto e os exercícios vocais. Este exame é muito importante para verificar se o cantor está fazendo ajustes vocais adequados no momento de falar e de cantar. Por isso, é fundamental que o fonoaudiólogo do paciente também avalie as imagens gravadas e analise se o cantor está realizando alguma postura funcional inadequada. O fonoaudiólogo poderá corrigir possíveis problemas com manobras e exercícios vocais.
Como é realizado?
O exame é realizado no consultório, com o paciente sentado, sem a necessidade de sedação ou anestesia geral. O médico aplica um spray anestésico no nariz, que pode ser dispensado caso haja qualquer impedimento, e introduz um fino endoscópio flexível (nasofibrolaringoscópio) com microcâmera pelas narinas do paciente até chegar à garganta.
Durante o exame, o paciente é convidado a falar espontaneamente e a cantar peças musicais fáceis e difíceis, além de fazer algumas manobras vocais, como a vocalize ou o grisando. As imagens são visualizadas em um monitor de vídeo e gravadas.