Sua voz merece esse cuidado especial
Sabemos da importância de cuidar da nossa voz quando aparecem eventuais doenças ou problemas com ela.
Mas você sabia também que podemos prevenir esses acontecimentos?
Avaliar se estamos aplicando nossa voz de forma correta ao cantar e falar também é muito importante.
Por isso com o cantor essa avaliação é realizada de forma diferente de outros pacientes, pois além de verificar a presença de doenças e lesões, analisamos também como as estruturas anatômicas se comportam durante a fala e o canto.
O SingerCenter é especializado em realizar o “check-up endoscópico do cantor”, com o qual você terá um panorama completo do seu aparelho vocal e poderá obter orientações específicas para as suas necessidades.
Confira os exames realizados no Check-Up do Cantor
Videonasofibroscopia Endonasal
Consiste na avaliação das cavidades nasais para detectar a presença de alterações como desvio septal, hipertrofia de cornetos, rinite crônica, sinusites, tumores, presença de adenoide (carne esponjosa) e outras doenças.
Como é realizado?
O exame é realizado no consultório, com o paciente sentado, sem a necessidade de sedação ou anestesia geral. O médico aplica um spray anestésico tópico no nariz, que pode ser dispensado caso haja qualquer impedimento, e introduz um fino endoscópio flexível (nasofibrolaringoscópio) com microcâmera pelas narinas do paciente. As imagens são visualizadas em um monitor de vídeo e documentadas em forma de fotografia.
Videonasofibroscopia para avaliação da função velofaríngea
Consiste na avaliação da rinofaringe e de como o véu palatino (região da “campainha”) consegue fechar e separar a cavidade bucal da nasal durante a fala.
Como é realizado?
O exame é realizado no consultório, com o paciente sentado, sem a necessidade de sedação ou anestesia geral. O médico aplica um spray anestésico tópico no nariz, que pode ser dispensado caso haja qualquer impedimento, e introduz um fino endoscópio flexível (nasofibrolaringoscópio) com microcâmera pelas narinas do paciente. As imagens são visualizadas em um monitor de vídeo, gravadas e documentadas em forma de fotografia.
Videonasofibroscopia faringolaríngea
Realizada para avaliação orgânica da base de língua, orofaringe, hipofaringe e laringe. Este exame permite verificar alterações como hipertrofia de amígdalas palatinas e linguais, presença de sinais de inflamações e infecções na garganta, sinais de refluxo, tumores e outras doenças.
Como é realizado?
É um exame realizado no consultório, com o paciente sentado, sem a necessidade de sedação ou anestesia geral. O médico aplica um spray anestésico no nariz, que pode ser dispensado caso haja qualquer impedimento, e introduz um fino endoscópio flexível (nasofibrolaringoscópio) com microcâmera pelas narinas do paciente até chegar à garganta.
Através deste exame é possível observar o interior da faringe, da laringe e as cordas vocais. As imagens ampliadas são visualizadas em um monitor de vídeo, gravadas e documentadas em forma de fotografia.
Fonoscopia ou Videonasofibroscopia para avaliação dinâmica da fala e canto
Realiza a documentação das funções faringolaríngeas durante a fala, o canto e os exercícios vocais. Este exame é muito importante para verificar se o cantor está fazendo ajustes vocais adequados no momento de falar e de cantar. Por isso, é fundamental que o fonoaudiólogo do paciente também avalie as imagens gravadas e analise se o cantor está realizando alguma postura funcional inadequada. O fonoaudiólogo poderá corrigir possíveis problemas com manobras e exercícios vocais.
Como é realizado?
O exame é realizado no consultório, com o paciente sentado, sem a necessidade de sedação ou anestesia geral. O médico aplica um spray anestésico no nariz, que pode ser dispensado caso haja qualquer impedimento, e introduz um fino endoscópio flexível (nasofibrolaringoscópio) com microcâmera pelas narinas do paciente até chegar à garganta.
Durante o exame, o paciente é convidado a falar espontaneamente e a cantar peças musicais fáceis e difíceis, além de fazer algumas manobras vocais, como a vocalize ou o grisando. As imagens são visualizadas em um monitor de vídeo e gravadas.
Videoestroboscopia da Laringe ou Videolaringoestroboscopia
Realizado para a análise da vibração das cordas vocais e identificação de pequenas lesões orgânicas e disfunções da laringe. Este exame é considerado o melhor para a avaliação do paciente com disfonia, pois permite observar o movimento das cordas vocais em câmera lenta. Graças a esse recurso, é possível verificar pequenas lesões e outras alterações nas cordas vocais que nem sempre são detectadas pela videolaringoscopia convencional.
Como é realizado?
Após a aplicação do spray anestésico na garganta, que pode ser dispensado caso haja qualquer impedimento, o médico puxa suavemente a língua do paciente para fora e introduz um tubo rígido com microcâmera, chamado telescópio de laringe, pela boca do paciente.
Por possuir um ângulo de visualização de 70 graus, a ponta do telescópio é posicionada no fundo da boca, próximo à “campainha” (úvula), para analisar partes da faringe e laringe. As imagens são ampliadas e visualizadas em um monitor de vídeo, gravadas e documentadas em forma de fotografia.
Agende sua Avaliação
Endereço Hospital Paulista
Dr. Diogo de Faria, 780
Vila Clementino – São Paulo – SP
Quem Somos
Criado por iniciativa do Prof. Dr. Domingos H. Tsuji em 1994, o Voice Center é uma instituição médica referência na área de Otorrinolaringologia que oferece os exames mais modernos e cursos especializados na área. Atua em parceria com o Hospital Paulista por meio de suas divisões estruturais, que visam três objetivos: Divisão Voice Center Exames, SingerCenter e Voice Center Cursos.
Localizado no primeiro andar do Hospital Paulista de Otorrinolaringologia, o Voice Center conta com equipamentos de última geração para a realização dos mais diversos tipos de exames endoscópicos na área de Otorrinolaringologia.
Sua estrutura e ambientes modernos estão em conformidade com todas as exigências da Vigilância Sanitária. Todos os instrumentos endoscópicos são desinfetados e esterilizados rigorosamente de acordo com as normas da ANVISA, oferecendo um atendimento seguro e de qualidade ao usuário.